De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rondônia aumentou a produção de soja em 18,7% em relação a última safra (Safra 2015/2016: 908,3 mil toneladas de soja em 289 mil hectares), ou seja a produção de soja em Rondônia já passou de 1 milhão de toneladas, se tornando o segundo produto mais exportado no estado.
O milho é outro player forte da agricultura rondoniense, na safra 2015/2016 a produção foi de 663,7 mil toneladas. Unindo soja e milho, nosso estado já produz mais que 1,6 milhões de toneladas. Nosso estado está sendo cortado por cinturões agrícolas, onde podemos citar cidades como: Vilhena, Cerejeiras, São Miguel do Guaporé, Ariquemes, Porto Velho e outras cidades que estão modificando de forma definitiva agronegócio de Rondônia.
Com essa facilidade de acesso ao mercado do milho e soja, a compra desses insumos fica mais facilitada e com preços cada vez mais acessíveis. Em virtude disso alguns produtores começam a avaliar qual melhor formato de suplementar seus animais. Aí que entra em cena novas possibilidade de uso de produtos como concentrados e núcleos.
Neste momento vou discorrer sobre as três possibilidades do mercado, vamos lá:
Produto Pronto
Ideal para o produtor que está longe do mercado de grãos, possui dificuldade para armazenamento e processamento da matéria prima. Neste tipo de produto a garantia é total da indústria, já que não há adição de outra matéria prima.
Vantagens:
- Não há necessidade de construção de barracão para armazenagem da matéria prima;
- Produtor não precisa investir na compra trituradores, misturadores e balanças;
- Não há necessidade de compra antecipada de matéria prima impactando diretamente no fluxo de caixa da propriedade;
- Tipo de produto não gera riscos de intoxicações;
- Esse tipo de compra não precisa de mão de obra treinada, já que o produto não precisa ser produzido, já vem pronto;
- Não há necessidade de grande estoque de produto acabado, já que boa parte das indústrias possuem um estoque mínimo regulador.
Desvantagens:
- Custo por kg de produto acabado é superior aos demais produtos.
Concentrado
Ideal para o produtor que está perto do mercado de grãos, e não possui dificuldade para armazenamento e processamento da matéria prima. Este tipo de produto já não pode ser garantido pela fábrica, pois o mesmo deve ter a adição do milho para produção do produto final.
Vantagens:
- Baixo risco de intoxicação já que a fórmula normalmente é muito simples;
- Mão de Obra com pouco treinamento já consegue fazer a batida do produto (a fórmula só contempla milho e concentrado);
- O produtor só precisar conhecer bem o mercado de uma matéria prima (milho);
- Custo por kg de produto acabado é inferior ao do produto pronto.
Desvantagens:
- Há necessidade de construção de barracão para armazenagem da matéria prima;
- Produtor precisa investir na compra trituradores e misturadores;
- Para conseguir comprar o milho com um bom preço, é necessário a compra antecipada de matéria prima impactando diretamente no fluxo de caixa da propriedade.
Núcleo
Ideal para o produtor que está perto do mercado de grãos, e não possui dificuldade para armazenamento e processamento da matéria prima. Este tipo de produto já não pode ser garantido pela fábrica, pois o mesmo deverá ter adição de milho, farelo de soja, ureia, sal branco e outros ingredientes que o produtor tenha facilidade de compra.
Vantagens:
- - Flexibilidade de formulação em decorrência da facilidade de compra de matéria prima do produtor;
- - Custo por kg de produto acabado inferior ao do produto pronto e normalmente inferior a fórmula com concentrado.
Desvantagens:
- Há necessidade de construção de barracão para armazenagem da matéria prima;
- Produtor precisa investir na compra trituradores e misturadores;
- O produtor precisar conhecer bem o mercado de várias matérias primas (milho, farelo de soja, ureia, sal branco e outros);
- Para conseguir comprar as matérias primas com o melhor preço, é necessário a compra antecipada de matéria prima impactando diretamente no fluxo de caixa da propriedade;
- Equipe precisa ser bem treinada para que não existe nenhum erro de formulação, já que erros em produtos como ureia pode provocar intoxicação dos animais;
- O produtor precisa adquirir núcleo de empresas idôneas e que assistam o produtor tanto na formulação dos produtos quanto na assistência mensal.
Em virtude da queda do preço do milho, esta ocorrendo uma procura bem maior por concentrado. A Arantes enxerga essa demanda com “bom olhos”, mas é de suma importância a aquisição de matéria prima de alta qualidade (avaliar impureza, umidade e presença de micotoxina (principalmente do milho da safra passada).
Uma preocupação recorrente esse ano é a quantidade de “misturadores fundo de quintal” que estão aparecendo no nosso estado. Importante o produtor se atentar sobre a qualidade e segurança do produto que esta sendo adquirido. Um ato que esta sendo muito difundido é o produtor comprar o núcleo ou o concentrado de empresas idôneas e repassar a batida da fórmula para esses “misturadores fundo de quintal”, este procedimento pode levar a erros como a intoxicação dos animais e um erro muito maior “ O MAL DA VACA LOCA” ou a “Encefalopatia Espongiforme Bovina” pois nestes estabelecimentos, o mesmo misturador que bate produto de aves/suínos, também bate de bovinos. Invariavelmente produtos de origem animal que são fornecidos para aves e suínos chegam erroneamente para os bovinos.
Queridos produtores nós acreditamos que a criação de fábricas em fazenda vai ser um processo natural para as médias e grandes fazendas que tenham facilidade de acesso ao mercado do grão, porém a Arantes NÃO APROVA OS “MISTURADORES FUNDO DE QUINTAL”, pelo simples motivo que o crescimento desenfreado deste mercado pode provocar uma catástrofe muito maior que a delação do JBS no mercado da carne.
Espero que esse artigo tenha elucidado todas as vantagens e desvantagens de cada produto e que tenha deixado bem claro o risco que o produtor está correndo quando parte para essa produção clandestina com “MISTURADORES FUNDO DE QUINTAL”.
Um AgroAbraço a todos e ótima semana.