Dando continuidade ao plano de Voo Arantes, vamos discorrer sobre o segundo passo do Plano de Voo que é o Levantamento de Área ou Mapa da Propriedade.
Este levantamento pode ser feito através do uso do GPS ou através do Software Google Earth Pro. O objetivo deste levantamento é ter um dimensionamento real da área útil de forragem por piquete da fazenda.
Segue abaixo uma foto de um mapa feito com GPS:
Antigamente o “GPS comum” tinha uma precisão de 10 metros em relação ao ponto tirado, hoje em função da melhora na tecnologia e do aumento de número de satélites esses mesmos aparelhos conseguem uma precisão de 2 metros.
Independente se seu aparelho tem precisão de 10 metros ou de 2 metros, o importante é ter o dimensionamento mais aproximado possível dos seus piquetes, aguadas, córregos, rios, mata ciliar e APP – Área de Preservação Permanente.
Esse dimensionamento é importante para saber realmente a área aberta de pastagem, a área útil de pastagem, o tamanho dos piquetes, a localização das cocheiras, a distância do cocho até a aguada. Ou seja, informação importante para possíveis redivisões da área.
Na foto a seguir temos um mapa feito através do software Google Earth Pro.
O mapa feito com o Google Earth Pro pode ser feito de forma muito veloz e muito acertiva também. Esse trabalho pode ser feito através de um consultor da Arantes em conjunto com o gestor da propriedade. Um trabalho que dependendo do tamanho da fazenda pode ser feito em poucas horas.
O uso do mapa detalhado dentro de uma propriedade auxilia no momento de acerto de uma roçada, no momento de um plantio, no momento de uma aplicação de herbicida e inseticida, no ajuste de lotação animal e no planejamento forrageiro da propriedade, ou seja ajuste de oferta de forragem com a demanda de consumo dos animais.
Outra vantagem é a qualidade da informação. Como assim qualidade de informação? É muito comum a campo a informação “ pode entrar aplicando herbicida no pasto atrás da figueira” ou “tirar os bois atrás do limoeiro e leva para o pasto da goiaba”.
Esse tipo de comunicação na fazenda é muito nocivo ao negócio, podendo invariavelmente acarretar em erros. Esses erros podem ser desde colocar os animais no local errado, aplicar herbicida no pasto errado ou até reformar um pasto que não estava na programação por falha de comunicação.
Um grande amigo nosso fala que o mal do século é a Falha na Comunicação, portanto o mapa com sua devida identificação auxilia muito para evitar erros de comunicação e é um dos passos mais importantes do planejamento forrageiro.
No próximo artigo vamos discorrer sobre o Plano de Voo no quesito pastagens.
Espero que estejam gostando.
Um grande Agroabraço e boa semana a todos.